sábado, 20 de abril de 2013

Review do Lumia 620: o Windows Phone barato da Nokia exagera na simplicidade

A linha Lumia da Nokia já ficou popular por serem smartphones bonitos com ótimo desempenho e bom custo-benefício. O Lumia 620 é uma tentativa da fabricante de fazer um aparelho nesses moldes com um preço bem inferior aos demais modelos que não deu tão certo. Embora tenha alguns pontos positivos destacáveis, o 620 provou que o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone 8, não é para qualquer aparelho. Confira o review.

Design
O Lumia 620, para um aparelho dos mais baratos, é bem bonito. Apesar da sua pegada mostrar que é um dispositivo mais simples, sua simples aparência visual não deixa transparecer: ele segue o conceito dos novos smartphones da Nokia e seu desenho é bem agradável.
Além disso, o modelo possui diversas cores bem vibrantes - adquiridas separadamente - para sua tampa traseira, permitindo ao usuário escolher o seu estilo preferido. No caso, o modelo testado foi o preto básico, que não realça tanto o design, mas é bem discreto e elegante ao seu modo.

O aparelho é pequeno, leve e bem prático de se carregar. No entanto, ele é bem "gordinho", o que tira um pouco o seu conforto no uso. Na parte frontal ele não tem botões físicos, que só aparecem em uma das laterais, também de forma discreta.
Tela
O display do 620, em questões de iluminação e de resolução, não decepciona. Ele mostra boas imagens, bem definidas em cores e linhas, e tem alguns recursos que regulam o modo como os elementos são mostrados na tela: um sensor, quando percebe a luz do sol sobre o display, por exemplo, modifica a iluminação e as cores da tela imediatamente.
No entanto, no quesito de sensibilidade da tela, o Lumia 620 é bem inferior a grande parte dos aparelhos, principalmente o irmão mais velha Lumia 920. Os comandos com os dedos demoram um pouco para serem reconhecidos pelo aparelho, e muitas vezes parecem engasgar.
Desempenho
O quesito desempenho é provavelmente o grande ponto fraco do aparelho. Não chega a ser assustador: de modo geral, ele tem um funcionamento digno de um modelo com o seu preço e hardware, mas alguns problemas passam a incomodar bastante depois de algum tempo de uso.
Primeiramente, como já foi dito, a resposta aos comandos feitos na sua tela não são imediatas, mostrando alguns engasgos em certos momentos e ações um pouco lentas. Talvez não seja muito perceptivo para quem nunca utilizou outro smartphone, mas deixa bastante a desejar se comparado a outros modelos - alguns até na mesma faixa de preço.
Outro ponto a ser destacado são os problemas frequentes no desempenho. Muitas vezes o aparelho se recusa a acender quando se pressiona o botão "ligar" (mesmo estando ligado, ele só responde depois de 2 ou 3 tentativas). Em outros momentos, alguns aplicativos comuns travam, fecham sozinhos ou se recusam a carregar - durante os testes isto aconteceu diversas vezes principalmente com o app WhatsApp.
Relembrando que os problemas só foram notados depois de algum tempo de uso, e provavelmente seriam ignorados por usuários que não conhecem outros smartphones mais avançados, com desempenhos bem superiores.
Câmera
Um dos pontos fortes do Lumia 620 é a sua câmera principal. Apesar de só ter 5 megapixels, a Nokia mais uma vez mostrou que sabe fazer smartphones para fotografias. Não espere fotos ou vídeos espetaculares como as do top de linha Lumia 920, mas o modelo mais barato possibilita registrar imagens com bastante qualidade e muita fidelidade nas cores.
Em ambientes fechados e pouco iluminados, as fotos e vídeos são apenas razoáveis, mas em lugares mais propícios não decepcionam. Para quem gosta só de compartilhar imagens no Facebook ou Instagram, sem se preocupar com uma qualidade altíssima, a câmera é realmente perfeita. O app de fotografias, porém, não traz muitas funcionalidades além do normal, como acontece com os modelos mais avançados.
Bateria
Em questões de energia o modelo também não surpreende: mesmo com o hardware do aparelho sendo simples, ele dificilmente dura mais de um dia de uso frequente de mensagens, internet e ligações. Ou seja, prepare-se para carregar o Lumia no mínimo a cada um dia e meio.
Custo-benefício
Pelo valor de R$ 899, com que chegou ao Brasil, o Lumia 620 pode ser considerado um aparelho de nível "intermediário". Porém, seu desempenho fica um pouco abaixo desta categoria, já que ele se mostra um smartphone bastante simples. O hardware do aparelho, em geral, não é fraco, mas parece que o sistema Windows Phone 8 exigiu demais dele, o que acarretou nos problemas citados.
Para um usuário padrão, sem conhecimento de tecnologia, o aparelho provavelmente irá agradar. Para usar nas ligações, mensagens e o básico de internet e aplicativos, ele se mostra satisfatório, mesmo com os engasgos frequentes. Ainda assim, se o usuário leigo realmente não se importar por ter a última versão do sistema Windows Phone, um conselho é optar pelo Lumia 710, lançado no ano passado. O aparelho é muito menos atualizado, mas como tem uma plataforma mais leve, tem um desempenho bem superior em relação ao 620. Além disso, seu preço já está em torno de R$ 500 nas lojas virtuais brasileiras.
Já aqueles que gostam de tecnologia e estão optando pelo modelo para ter a mais nova plataforma da Microsoft sem gastar muito dinheiro em um Lumia 920, fique atento aos problemas que o smartphone pode vir a ter. O conselho é esperar pelo 820, que deve custar menos que seu irmão mais avançado, e trazer um desempenho muito superior em relação ao Lumia 62.







Sem comentários:

Enviar um comentário